Óleo x Creme: quem hidrata mais nesse frio?

jul 19

O frio realmente chegou pra valer. De Norte a Sul do Brasil as temperaturas despencaram, e até quem não passava tanto frio está passando, não é mesmo? Todo mundo está cheio de blusas, cachecóis, casacos, e reclamando do frio para tomar banho e da pele ressecada.

Com isso, estou lendo nos últimos dias várias reportagens sobre hidratantes e óleos de hidratação corporal. Afinal, com o frio e os banhos super quentes, a pele resseca pra valer, ficando áspera e com aspecto rachado, e ficando propensa até mesmo a alergias e estrias.

E nos cuidados de beleza desse nosso inverno, muitas mulheres preferem passar o óleo de banho no lugar do hidratante, pois o óleo de banho é bem mais prático: você pode usá-lo durante o banho com a pele molhada, ou logo que desliga o chuveiro. Já o hidratante tem que ser passado com a pele seca e fora do chuveiro, e o grande problema é que no inverno o creme fica muito gelado. E o que queremos é sair do banho rapidinho e colocar logo o pijama pra ficar bem quentinha, não é mesmo?

Mas, em todas as reportagens, artigos e posts de blogs que leio, uma coisa me incomoda muito: ler que óleo de banho deve ser usado para hidratar a pele. Este foi um erro que cometi durante muitos e muitos anos da minha vida, e não sabia que estava errada e prejudicando a minha pele. Por isso, decidi escrever este post sobre o tema, para que possamos conversar sobre a diferença do óleo corporal e do hidratante.

Vejam só: quando comecei a trabalhar em uma indústria de cosméticos, comentei com as especialistas que trabalhavam lá que eu possuía estrias, mas não entendia o por quê. Afinal, desde muito cedo eu era viciada em óleos corporais, e religiosamente todo dia eu hidratava minha pele com óleo de amêndoas doces ou de semente de uva, e, desta forma, não entendia como uma pele bem hidratada e saudável tinha ficado com estrias (e cada vez apareciam mais!). Foi daí que as especialistas me disseram a super verdade que nuca ninguém havia me dito: óleo não hidrata a pele, apenas o creme.

Foi daí que elas me deram uma explicação muito fácil de entender sobre esta diferença entre o óleo e o hidratante corporal na nossa pele:

Aprendemos láaa no colégio que a água é uma molécula pequena, e o óleo uma molécula grande, não é mesmo? Aprendemos também que a pele possui poros beeem pequenininhos. Portanto, o óleo não tem a capacidade de penetrar na pele. Como ele não penetra, ele não consegue hidratar a pele bem a fundo. Sendo assim, a única função do óleo corporal é ser responsável por criar uma película sobre a pele, e não deixar que a água saia, aí sim desidratando nossa pele.

Mas, assim como devemos tomar água todos os dias, a nossa pele também precisa “beber” água todo dia, e para isso, devemos passar cremes hidratantes, que têm água e diversos ativos hidratantes em sua formulação (como colágeno, aveia, cupuaçu, semente de uva, entre outros) que penetram na pele, nutrindo-a e deixando-a bem saudável.

E com essa explicação das especialistas que trabalhavam comigo, eu entendi porque eu tinha estrias. Eu não estava repondo a água da minha pele, e por isso ela “rachou”… Desde então, eu uso hidratantes todos os dias, e não tive mais estrias novas.

Portanto meninas, a dica é: usem hidratantes corporais em forma de creme todos os dias, seja no inverno ou no verão. Passe de preferência após o banho, pois os poros ficam bem dilatados e o creme penetra bem. E use o óleo apenas uma vez por semana, para criar essa película sobre a pele.

E lembre-se de pelo menos de 15 em 15 dias fazer uma boa esfoliação corporal retirando células mortas, poluição e restinhos de cremes e óleos que nem sabemos que estão na nossa pele ainda… Assim, com a esfoliação, facilitamos ainda mais a penetração dos nossos queridos cremes.

Um grande beijo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 comentários

  1. Olaa,

    Nossa, adorei sua visita e seus comentarios, principalmente no caso Geisy. Adoro pessoas inteligentes e coerentes, acho q aprender é uma das melhores coisas q essa blogosfera nos tras.

    Pode comentar mais vezes e vou vir mais aqui.

    Bjos

  2. morria e não sabia que oleo não hidrata a pele, apenas o creme.
    Que post TUDO! muito util:)
    Mas eu faço é misturar o oleo e o creme…
    Fico toda lambuzada kkkkkkkkkkkk
    Bj Camis NTF

  3. Olha só, não tinha pensado nisso.

    Se bem que nunca usei óleo. Me dá uma aflição… Fico com medo de me sentir uma carne pronta pra ser assada hahaha

    Gosto de hidratante. isso, sim. Muito.
    Bjs

  4. Olá, que delícia seu espaço.
    Fiquei chateada (risos) com seu post. Vc acredita que sempre durante a semana eu só usava óleo no banho para economizar o tempo do creme?! Aff!
    Valeu a dica! Beijocas.

    http://bonequinha-de-luxo.blogspot.com/

  5. Letícia /

    Baaah! A vida toda imaginei que o óleo mantivesse a água no corpo e tudo o mais… Ainda bem que sempre usei os dois!

    Mas não consegui evitar aquelas coisas. +_+ Sempre me pergunto se tem como amenizar sem ir à falência…

    Adorei o blog, por sinal. ;***

  6. Oi Moguinha!!!
    Que delícia suas visitinha e comentários lá no blo. Ameeeiii!!!! Volte sempre que tiver vontade, será bem vinda!!
    Eu não vivo sem creme para pele, pé seco, mão seca sem creme fico doida!!
    Post muito bom!!
    Como faço pra seguir(pergunta)
    Bjs,So

  7. Nossa…passada que oleo nao hidrata haha, jurava que era ao contrario! Post mega util, arrasou flor!
    bjsssss

  8. Primeiro que eu tenho que dizer que tô morrendo ainda com o e-mail que vc mandou pra gente. hahahaha

    Geente, amei seu blog, tipo utilidade pública já tá nos meus feeds aqui :)
    E eu não sabia mesmo que óleos não hidratavam. hahahahaha choquei!

    Vou passar aqui sempre!
    Um beijo querida!
    Mari
    http://www.tpmmoderna.com

  9. Adorei o post! Tinha minhas dúvidas em relação a óleos e agora sei que o creme é quem funciona mesmo!

  10. adorei esse post! me ajudou muito! sempre fico na dúvida de quanto em quanto tempo devo passar o óleo!
    ahhh eu tenho uma perguntinha: vc sabe se é bom ou ruim passar o óleo e depois o creme?

    Bjossss

  11. Flávia Garutti /

    Adorei a dica!! E o Blog =) Beijos!!

  12. Rebeca /

    Nossa a explicação foi melhor que muito dermatologista. Tenho estria desde os 12 anos e sempre ouvi que era de engordar! Ahh vc engordou bruscamente! O que não é verdade, nunca me conformei com isso. Agora descobri q a culpa é da minha preguiça de passar hidratante…rs

  13. nossa, com este post vc virou minha amiga ímtima! hahaha, adorei! tenho estrias e mtos cremes, mas a falta de costume de usá-los faz com eles qse percam a validade.. a partir de agora vou ficar mais atenta! vou usar sempre. como vc disse, no inverno E no verão! beijo

  14. isabel /

    ola adorei estou de sete meses e morrendo de medo de ter estrias vou aderir sim sua dica bjao….

  15. Deny /

    Ola…
    Nossa que bacana sua dica! estou gravida de 8 semanas e fiquei chocada com a informaçao!! corretissima. ainda bem que vi seu blog, estava entupindo minha pele de oleo. parabens!! adorei seu blog

  16. Beatriz /

    Nossa Mog, essa sua informação foi a mais valiosa q procurava. Estava pesquisando justamente a diferença dos dois. Eu,assim como vc, usei muito óleo de amêndoas e tive estrias. Está aí a explicação. Estou muito feliz e esclarecida. Parabéns!!!!!!!!!!
    Bjus Bia

  17. thays /

    Oiie meu nome é thays tenho 15 anos
    ADOREI a sua explicação’
    e queria saber se oléo
    corporal pode ser usado
    depois do banho e se depois
    de ter passado posso passar
    Creme Hidratante?
    Isso é certou errado?
    Obrigada pela ATENÇÃO’
    Bj!

  18. Fabio /

    Adorei a sua explicação e pra completar…
    Tem outro tipo de óleo que vem na fórmula água e para hidratar vem dentro do óleo:colágeno,baunilha,enfim outros fins hidratantes. Esse tipo de óleo não é puro,e foi feito para uso diário,porque na sua fórmula vem água e hidrantes ele é da marca Muriel é excelente. O óleo que não pode ser usado todo dia é aquele que serve para cabelo e para pele e não vem mencionando atrás dele se é para uso diário ou não.

  19. Fabio /

    Se a mulher tem estrias imaginas os homens que na maioria das vezes nunca se cuidam? Eu tenho devido ter crescido muito rápido e porque eu não cuidei muito da pele. Algumas das estrias atravessam as costas toda (na horizontal lógico) depois de minha irmã comentar tanto eu resolvi procurar tratamento.

  20. Fabio /

    Thays fica dica do óleo Muriel (vendido nas grandes farmácias) ele é hidratante e diz na embalagem para uso diário e aplica-lo logo após o banho com a pele ainda molhada. Vejo resultado positivo nele pois as estrias que estavam aparecendo parece que ficaram “invisíveis” mas quando coloca a luz na pele na horizontal da pra ver o relevo delas.

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>